sexta-feira, 15 de abril de 2011

Prática de karatê no Ceará TV Verdes Mares.wmv



O Bom Dia Ceará mostra mais um exemplo de como o esporte pode transformar para melhor as pessoas, o exemplo vem do Karatê.
Para acabar com qualquer preconceito de que as artes marciais são pancadarias: o karatê é o trabalho da mente.
Confira a reportagem no vídeo acima.

História do Karatê no Ceará



Fotos publicadas na revista Santos Dumont, em 1964
Escola de Paraquedistas do Exército no Rio de Janeiro.
O Karate foi itroduzido no Ceará pelo Capitão Maia Martins, que era faixa roxa quando aqui retornou na década de 70.Os professores mais antigos da modalidade são Gilson Weine e Heraldo Guedes Lobo.
 
A FEDERAÇÃO CEARENSE DE KARATE - FCK
Fundada em 12 de novembro de 1983, a Federação Cearense de Karate - inicialmente vinculada a Federação de Pugilismo do Ceará, da qual desligou-se em 24 de março de 1987 - tem como atual presidente o Prof. Luiz Carlos Cardoso, que que assumiu a entidade em 1987, diante de um quadro de 10 academias e 1.500 praticantes.
Clique na foto para mais informações.
O Prf. Luiz Carlos concluiu seu primeiro mandato em 1990, quando foi eleito vice-presidente e, em 1992, reassumiu a presidência para completar um mandato de três anos. (O presidente da entidade foi o Sr. Pedro Gomes da Silva).
Hoje a FCK conta com academias por quase todo o estado e cerca de 20.000 praticantes registrados. Esse crescimento se deu graças ao trabalho de interiorização realizado pelo Prof. Luiz Carlos.
Endereço da sede provisória da Federação Cearense de Karate:
Rua Pedro Rufino, 40 - CEP 50.175-000 Varjota - Fortaleza-CE.
 
CAMPEONATOS E TORNEIOS
Até 1985 disputava-se de três a quatro competições ao ano, a partir de 1986 aumentou o número de competições chegando a acontecer de três a quatro competições no mês, por esta razão aconteceu um crescimento vertiginoso do nível técnico. Atualmente o Karate é praticado na maioria dos municípios do estado do Ceará.
O Karate-DO Oficial está em mais de 100 municípios em todo estado do Ceará.